Planejamento estratégico
Um planejamento estratégico também ajuda as diversas unidades de trabalho de uma organização para alinhar-se com objetivos comuns.
Para que uma empresa seja bem sucedida, é necessário que haja um roteiro para o sucesso, um planejamento estratégico ajuda a fornecer direção e foco para todos os envolvidos no processo. Ele aponta para resultados específicos e estabelece um curso de ações para alcançá-los. Um planejamento estratégico também ajuda as diversas unidades de trabalho de uma organização para alinhar-se com objetivos comuns.
Neste processo, planejamento é essencial e por isso deve ser feito em conjunto com uma estratégia. A partir de uma macro perspectiva, o negócio hoje é feito em um mercado global, as mudanças estão ocorrendo em ritmo acelerado; tempo e distância são cada vez menos relevantes graças em grande parte, ao crescimento da tecnologia e da internet.
Houve um momento em que o planejamento estratégico era feito pelas maiores empresas, atualmente é um requisito para o crescimento e perenidade das organizações. Os líderes de negócios devem olhar para frente, antecipando as mudanças, desenvolver uma estratégia de forma pró ativa e com sucesso para navegar pela turbulência gerada pelas mudanças constantes.
Em uma visão micro, o planejamento estratégico fornece a empresa propósito e direção, todos em uma organização precisam saber o que a empresa faz, seus produtos e serviços, quem são os clientes-alvo, como se vende, quem são seus concorrentes, e seus diferenciais. Uma boa estratégia vai equilibrar as receitas e as iniciativas de produtividade, qualidade e pontualidade.
Sem um planejamento estratégico, as empresas simplesmente derivam, e estão sempre reagindo à pressão do dia. As empresas que não planejam, tem taxas elevadas de fracasso, em relação a aquelas que planejam e aplicam organizadamente.
Para muitos proprietários e dirigentes, criar uma visão, valores da empresa, e um planejamento estratégico pode ser uma tarefa difícil por razões como tempo, energia, compromisso e falta de experiência. Ele exige dos líderes de negócios a aceitar que o sucesso de ontem não garante o sucesso no futuro, exige desafiar o status quo, mudar comportamentos, implementar novos procedimentos, pessoas com visões diferentes, e aumento do comprometimento, a fim de cumprir a estratégia.
Os melhores planos e ideias sem execução são apenas planos ou ideias, eles não geram excelentes resultados, por isso é de grande importância o acompanhamento e comprometimentos com as ações. Independentemente do tamanho de uma empresa, o planejamento estratégico é a base em que todas as atividades, processos, colaboradores, dirigentes, devem ser conectados e alinhados, gerando compromisso com o sucesso da organização.